A Arte da Sala de Tecnologia
Já é muito bacana quando o estudante transforma a informação que o professor passa em sala, imagina quando o assunto é Arte, sobretudo a famosa semana de Arte Moderno de 1922, tão bem trabalhada pela professora Jovania Maran (Arte) e a dinâmica também é moderna (utilizando a Sala de Tecnologia).
O registro de hoje marca o início de um trabalho realizado com os estudantes do Ensino Médio noturno, envolvendo a produção de mapas mentais artísticos.
É necessário, a priori, toda uma pesquisa para que as imagens comecem a surgir. Todo o processo é orientado pela professora Jovania (Arte) e, de repente, não mais que de repente, como diria a poesia, eis que uma folha sulfite em branco toma cores, símbolos e flechas, botando ordem na construção histórico cronológica da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em poucas palavras a importância dessa semana não só para a Arte, mas também e principalmente par historiografia brasileira, reside no fato de que os brasileiros começaram a contar sua própria história, valorizando nossas riquezas, simples ou complexas. Ao contrário do que acontecia antes, onde historiadores estrangeiros é que contavam a nossa História.
Os trabalhos nunca param e logo mais teremos a mão-na-massa dos estudantes, talvez até com a utilização de pigmentos naturais.